Call for Papers

Correntes pós-coloniais em história da arte, museologia e arqueologia latino- americanas

IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina

Área temática: Arte e Pensamento na América Latina

1.1 SP 1 – Correntes pós-coloniais em história da arte, museologia e arqueologia latino-americanas

Coordenação: Tatiane de Oliveira Elias, Fernando Scherer, Pedro Luís Machado Sanches

Ementa: O objetivo do seminário é abordar correntes pós-coloniais da história da arte, da museologia e da arqueologia na América Latina, abrangendo questões que podem envolver a produção artística, sua extroversão e, em sentido mais amplo, uma sociologia da imagem. Desde a década de 1970, o pós-colonialismo tem se estabelecido como um novo campo acadêmico que abrange uma série de disciplinas tais como história, filosofia, etnografia, sociologia, literatura, cinema, história da arte, etc. Com as lutas pela conquista da independência, pessoas de países colonizados abandonaram os sistemas de valores impostos pelos colonizadores, voltando para circunstâncias originais da sua própria história e cultura.

A teoria pós-colonial surgiu sob a influência de análises e crítica das estruturas hegemônicas de poder estabelecidas através dos processos de colonização (GOLDBERG; QUAYSON 2002, xi), portanto, se preocupa em saber quando as culturas se encontram, quais são os efeitos da colonização, como o processo de colonização mudou o pensamento das pessoas, seu modo de agir, escrever e pintar. Essas são algumas de suas questões de estudos (HATT; KLONK 2006, p. 223).

Para Marcel Daniel, “o objetivo primordial dos estudos pós-coloniais tem sido o de analisar e criticar o efeito direto e residual do colonialismo nos povos colonizados e sociedades” (DANIEL 2014). Segundo Michael Hatt e Charlotte Klonk, as teorias pós-colonialistas são melhores pensadas em termos geográficos: “O modelo de centro e periferia é frequentemente invocado. A distinção consiste entre metrópole centro, onde o poder é mantido e decisões são tomadas, e periferia, áreas afastadas que são administradas e exploradas” (HATT; KLONK 2006, p. 223). Eles dão o exemplo do império britânico, com a cidade de Londres no centro, a grande metrópole, e as colônias afastadas ao seu redor, as quais eram exploradas. A teoria pós-colonial se preocupa com a história dessas periferias, desses países colonizados e busca o ponto referencial a partir desses povos. Ao invés do eurocentrismo, procuram saber como seria se a história fosse escrita do ponto de vista da periferia, quais estórias a história iria nos contar, o que seria se o colonizado fosse falar do colonizador e sobre a colonização (HATT; KLONK 2006, p. 223).

Este seminário examinará momentos-chave da história da arte, exposições e arqueologia na América Latina e as teorias pós-coloniais, ao mesmo tempo que abordará a capacidade da arte de articular e contestar o poder. Ao fazê-lo, os temas dos seminários incluirão: artes indígenas, minorias, igualdade de gênero, direitos de imigração, justiça ambiental, artefatos indígenas, arqueologia, entre outros. O seminário discutirá temas cruciais como identidade social e cultural, identidades minoritárias, ancestralidade, religiosidade e tradição. Também destacará iniciativas de artistas que demonstraram como a arte pode quebrar barreiras e ser mais inclusiva em termos de reenquadramento das minorias. Convidamos contribuições sobre os seguintes temas: Arte e ativismo, arte indígena, arte feminista, arqueologia e comunidade negra. Nosso objetivo é socializar temas emergentes no campo da história da arte e arqueologia em diálogo com as correntes pós-coloniais e destacar a sua rica diversidade e fomentar o diálogo intercultural. Neste painel discutiremos a importância de manter a memória histórica latino-americana e levantaremos questões sobre a preservação da história da identidade latina.

Ao examinar esses tópicos, prestaremos atenção especial às maneiras pelas quais as histórias da arte e da resistência na América Latina continuam a influenciar a produção artística contemporânea em todo o mundo. Este seminário é importante para discutir teóricos como Juan Acha, Marta Traba, Mário Pedrosa, Fernando Ortiz, José Carlos Mariátegui, Enrique Dussel, Pablo González Casanova, Anibal Quijano, Walter Mignolo, Carlos Monsiváis, Emilio Choy, Ernesto Tabío, Luís Felipe Bate, Luis Guillermo Lumbreras, Iraida Vargas e tantos outros que contribuíram para pensarmos as artes e a arqueologia pós-coloniais na América Latina.

Chamada para Inscrição de Trabalhos nos Seminários de Pesquisa

A Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina tem a satisfação de convidar pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de pós-graduação e demais pessoas interessadas a submeterem Resumos para apresentação de Comunicação Oral no evento que será realizado na cidade de São Paulo, no período de 04 a 08 de novembro de 2024, na Universidade de São Paulo, campus Butantã.

A submissão de propostas para os Seminários de Pesquisa (SP) deverá ocorrer até as 23h59 do dia 31 de agosto de 2024.

1 Da submissão de resumos para os SP

1.1 Serão aceitas apresentações de trabalhos científicos que tenham aderência a um dos SP (conforme as opções listadas no Anexo I deste Edital), na modalidade de Comunicação Oral.

1.2 Podem apresentar propostas pesquisadores(as), vinculados(as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, estudantes de graduação e/ou pós-graduação e demais pessoas interessadas que lidem com a temática da América Latina (desde que com trabalhos relacionados aos SPs).

1.3 O número máximo permitido de coautores é 4. Portanto, o número máximo de participantes é 5 (1 autor + 4 coautores).

1.4 Serão aceitas propostas em português ou espanhol.

1.5 A proposta deve ser submetida no formato de resumo até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2024, no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/pensar-e-repensar/) com identificação do SP escolhido.

1.6 A submissão deve ser feita a partir do botão “submissão” na página do evento, que levará ao pagamento de uma taxa, diretamente ao site para o gerenciamento automático dos Anais do Evento.

1.7 Os resumos devem ser submetidos diretamente na plataforma em somente um SP, dentre os propostos. Recomenda-se que o texto seja feito em algum editor e colado diretamente na plataforma para evitar perdas. Os resumos devem respeitar as seguintes especificações:

  • Definição do SP escolhido.
  • Título: no máximo 100 caracteres, com espaços, em letras maiúsculas.
  • Autor(a) e coautor(a)(es)(as) com afiliação institucional.
  • Texto do resumo: com 1200 a 1500 caracteres, com espaços, contendo:
    • introdução: incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância científica do trabalho, definir conceitos principais, descrever os objetivos; Programa de Pós-Graduação – Integração da América Latin
      IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina
      II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
    • método empregado: descrever participantes (se for o caso), ambiente/campo, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na intervenção/coleta dos dados (conforme o caso);
    • resultados finais ou parciais alcançados: descrever a síntese do que foi obtido com o estudo/intervenção;
    • discussão.
  • O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais,notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (ex: introdução,objetivos etc.)
  • Palavras-chave: três, em letras minúsculas.
  • Financiamento: quando houver, especificar fonte de financiamento ou agênciafinanciadora para a realização do estudo.

1.8 Os(as) Coordenadores(as) de cada SP avaliarão os resumos submetidos ao seu respectivo Grupo, decidindo pela aprovação, reprovação ou alterações, com base na adequação da proposta, aderência ao tema e compreensão do texto.

1.9 Cada SP terá no mínimo 8 e no máximo 32 trabalhos a serem apresentados.

1.10 Caso um SP seja cancelado por não atingir um número mínimo de submissões, a critério da Comissão Organizadora, os resumos poderão ser redirecionados para outro SP.

1.11 A lista dos resumos selecionados para apresentação será divulgada pela Comissão Organizadora até o dia 30 de setembro de 2024, na página oficial do evento e por meio de correspondência eletrônica para os endereços informados na submissão.

1.12 A carta de aceite para apresentação de trabalho será enviada para os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados, mediante correspondência eletrônica, até o dia 10 de outubro de 2024.

1.13 A apresentação do trabalho está vinculada ao pagamento da taxa de inscrição, nos seguintes termos:

Discentes Profissionais Profissionais da educação básica

Até 15 de outubro R$85,00 R$170,00

Até 31 de outubro R$115,00 R$230,00

Após 01 de novembro R$170,00 R$340,00

1.14 Os resumos apresentados serão publicados online no Anais de Resumos do Evento.

Inscrições: https://even3.blob.core.windows.net/download/ChamadaparaInscricaodeTrabalhos.7b0a60d52fb946c6aceb.pdf